A retomada das atividades presenciais depois de incontáveis meses de isolamento causado pela pandemia vem colocando grandes desafios para o mundo. Nas escolas, isso não tem sido diferente. Para além da atenção voltada às defasagens de aprendizagens e conteúdos, um dos assuntos que hoje mais preocupa os educadores e educadoras é a saúde mental das crianças e dos jovens. O aumento de casos de ansiedade, depressão, pânico e bullying, bem como frequentes episódios de agressividade e a dificuldade de lidar com a rotina marcam a volta do convívio escolar. Isso tudo somado ao desgaste e cansaço dos próprios adultos, que também procuram meios de se reinventar e aprender a viver em um novo contexto.

Diante desse cenário, escolas e famílias compartilham uma difícil tarefa: contribuir para a melhora do bem-estar das novas gerações. Pensando nisso, o Centro de Formação da Bahema Educação promoveu o Ciclo de Palestras “Bem-estar: a potência da escola para o enfrentamento dos desafios pós-pandemia”, que contou com especialistas de diferentes áreas para pensar e discutir coletivamente o que podemos fazer para melhorar a convivência, favorecer a interação e enfrentar as consequências do isolamento social, sempre respeitando e valorizando a diversidade. 

Foram 5 encontros, todos onlines e gratuitos, transmitidos ao vivo pelo canal do Centro de Formação no Youtube.

Assista à íntegra:

 “Afeto e amizade: o espaço dos conflitos nos relacionamentos interpessoais”, com Catarina Carneiro Gonçalves 

“A retomada da grande aventura escolar”, com Rinaldo Voltolini 

“A linguagem do corpo: movimentos, agitação e concentração. Indicadores do bem e do mal-estar”, com André Trindade

“Imagem e identidade: os cancelamentos nas redes sociais e a identidade de grupo na adolescência”, com Christian Dunker 

“Entre o remendar e o tecer: escola e famílias juntas por uma educação antirracista”, com Clarissa Brito

 

Revista:

Artigos que sintetizam as cinco palestras, organizadas pela Direção Pedagógica da Bahema Educação, em parceria com as escolas do grupo e o Centro de Formação.

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